Secretário Rodrigo entrega mais 30 casas em Maracaí

27/08/2015

Mais 30 famílias de baixa renda de Maracaí conquistaram nesta quinta-feira (27/8) a casa própria. O secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregou as chaves das novas moradias do Conjunto Habitacional Felipe Misael Vieira, na avenida Juversino Cunha, s/nº, Bairro Nosso Teto. Por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, a Secretaria investiu R$ 3,4 milhões na construção do empreendimento. "Há uns três meses estivemos aqui para a realização do sorteio e uma cena que nos marcou foi a emoção da primeira sorteada, Ana Marta, que trabalha com reciclagem. É uma satisfação voltar para entregar a casa própria a ela", disse o secretário.

Rodrigo lembrou ainda que havia começado o dia com uma reintegração de posse em São Paulo, de mais de 100 famílias. "É coisa que a gente não gosta de fazer, mas é uma obrigação do Poder Público. Gostaríamos de construir um milhão de casas, que é o défiicit habitacional do Estado, mas não é possível. O orçamento não nos permite. No entanto, a alegria de vocês neste momento de entrega de moradias supre o início do dia que tivemos. É muito gratificante. Termino minha fala lembrando que nossa missão é construir casas para todas as famílias de baixa renda. Fiquem com Deus e sejam felizes", discursou.

Josimar Machado da Souza, motorista, 43anos é casado com a balconista Francileide Cirilo Machado, 43. Ele é um dos contemplados. Pagaram aluguel por 20 anos e finalmente realizaram o sonho da casa própria. "Em 1998, eu saí de Diamantina, Paraíba, e viemos para Maracaí. Hoje, eu posso dizer que é o dia mais feliz da minha vida. Agora, eu posso dormir tranquilo", disse Josimar, que vai pagar R$ 357 reais de prestação. "Sonho realizado. Eu tenho um lar", completou Francileide, que é avó e mãe de duas meninas.

Projetadas segundo conceitos do Desenho Universal, as casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 56,67 m² de área construída. A arquitetura permite facilidades no uso da moradia por qualquer pessoas com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Os imóveis possuem piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, estrutura metálica na cobertura, laje de forro, esquadrias em alumínio e instalação hidráulica preparada para receber aquecedor solar para água do chuveiro.

Na área externa, as unidades têm muro de divisa entre os lotes e passarela de acesso. As ruas do residencial estão todas pavimentadas e contam com guias, sarjetas, passeios públicos, paisagismo e completa infraestrutura com redes de água, esgoto, drenagem, galeria de águas pluviais e iluminação pública.

O Conjunto Habitacional Felipe Misael Vieira foi edificado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administrou a obra. A CDHU, por sua vez, repassou os recursos financeiros e supervisionou todas as etapas dos trabalhos. Com mais este empreendimento, chega a 301 o número de moradias entregues pela Companhia em Maracaí.

O prefeito Eduardo Correa Sotana agradeceu o secretário Rodrigo Garcia, por estar no município de Maracaí. "Toda vez que precisamos está sempre a postos para nos atender. A cidade há 22 anos não recebia moradia de interesse social, mas com a sua administração pudemos construir essas 30 casas. Por meio de um sorteio digno e honesto, hoje, realizamos o sonho da casa própria para essas famílias. Quero avisar aos moradores de Maracaí que já temos outro terreno, e o secretário em breve nos contemplará com mais 90 unidades. Sejam muito felizes e que Deus os abençoe", falou.

As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público realizado em junho deste ano. Elas terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos desembolsará 15% dos rendimentos. Em Maracaí, 87% das famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 118,20.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Superintendência de Comunicação