Governador Alckmin entrega 1.237 moradias populares em Catanduva

25/08/2015

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta terça-feira (25/8) as chaves da casa própria para 1.237 famílias de Catanduva, na região de São José do Rio Preto. As moradias foram edificadas no Residencial Nova Catanduva I, em empreendimento viabilizado pela Casa Paulista, braço operacional da Secretaria Estadual da Habitação, em parceria com o Governo Federal. A entrega foi feita pelo próprio governador Geraldo Alckmin, ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff, em evento com transmissão simultânea para outras três cidades de São Paulo: Araras, Araraquara e Mauá, locais em que também houve a entrega de mais 1.318 unidades habitacionais.

O investimento total das moradias foi de R$ 104,3 milhões, dos quais R$ 17,7 milhões são oriundos do Estado, a fundo perdido, e R$ 86,6 milhões da União. As casas estão localizadas na rua Caraíbas, s/nº, com 42,97 m² de área total e 37,06 m² de área útil. “Este dia 25 de agosto ficará na história. São quatro cidades, simultaneamente, recebendo moradia. Isso significa que 2.830 famílias estão realizando o sonho da casa própria”, disse o governador.

Alckmin ressaltou a parceria com a União e os efeitos dos investimentos em construção civil para a economia do País. “Nós assinamos em 2011 com o Governo Federal a meta de construir 100 mil moradias entre casas e apartamentos, no faixa 1, casas para quem tem baixa renda mesmo. E, por meio da Casa Paulista, já entregamos 16 mil casas. Há em obras outras 73.600 e a iniciar há 15 mil. Isso quer dizer que são 105 mil unidades. Já superamos a marca estipulada na parceria. Só aqui nós investimos R$ 14,6 mil em cada casa levantada. Moradia é emprego. Cada casa ou apartamento gera 1,2 empregos. Só aqui geramos cerca de 3 mil. Em momento de crise, a construção é um grande caminho para impulsionar a economia”, ressaltou.

O governador falou ainda do início das obras de 3,7 mil unidades em São Paulo. As moradias são fruto da primeira PPP – Parceria Público-privada do Brasil de Habitação Interesse Social. “Já temos outra que será aplicada na Grande São Paulo e estudamos uma para o Interior. Quero deixar um abraço à presidenta Dilma Rousseff e um em especial a cada família”, encerrou sua fala.

Todas as moradias foram destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil (público-alvo do programa da agência Casa Paulista). Os beneficiados, que não podem ter participado anteriormente de programas habitacionais, terão 120 meses para a quitação do imóvel. A menor prestação é de R$ 25 por mês e a maior, de R$ 80 por mês. Serão beneficiadas 4.948 pessoas.

A presidente Dilma Rousseff saudou o governador Geraldo Alckmin pela parceria e falou do sonho de todo brasileiro de ter sua casa própria. “Quero saudar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pela parceria com a Casa Paulista no programa Minha Casa, Minha Vida. Eu sei que realizar o sonho da casa própria transforma o ser humano. Eu sei que estamos entregando mais de 2 mil casas hoje. E eu sei que realizar o sonho da casa própria uns anos atrás era praticamente impossível, porque pagar empréstimo para quem ganha salário mínimo é difícil. Por isso, que a parceria entre União, Estados e Municípios é muito importante”, destacou.

As novas unidades de Catanduva e dos outros três municípios respeitam e incorporaram as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação, com área de lazer, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água e acessibilidade, entre outras melhorias, e infraestrutura completa. O condomínio dispõe de pavimentação, paisagismo, espaço reservado para estacionamento, quadra poliesportiva, playground, área de lazer, centro comunitário e portaria.

Mãe de três filhos, separada e pagando aluguel de R$ 500. Essa era a realidade de Cláudia Cristina Aquino Lima, uma das contempladas que irá morar na casa 228. "Eu estou muito feliz. Agora, vou pagar só R$ 62,65. Vai sobrar dinheiro para investir nos meus filhos”, dizia Claudia, com um belo sorriso no rosto. "Só tenho a agradecer. Ainda tem escola, creche, posto de saúde. É um residencial mesmo", falou.

O prefeito de Catanduva, Geraldo Vinholi, também enalteceu a parceria. “Hoje, estamos muito felizes na entrega que vai deixar muita família segura. Há 20 anos, Catanduva só havia recebido 850 moradias. Só nessa entrega já superamos muitas décadas. Por isso, é importante as parcerias entre os poderes. E, vocês, além das casas terão creche, escola,  posto de saúde e de segurança, área de lazer e outros benefícios. E, futuramente uma escola estadual também será levantada aqui. Portanto, não vendam seus imóveis e sejam muito felizes”, disse.

A parceria

O Governo do Estado selou parceria com o Governo Federal, em janeiro de 2012, para a viabilização de 100 mil novas moradias no Estado de São Paulo, meta superada em dezembro de 2014. O acordo de cooperação é executado pela Casa Paulista, agência de fomento habitacional, lançada pelo governador Geraldo Alckmin, e pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Os agentes financeiros executores são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Casa Paulista

A Agência Casa Paulista foi criada em setembro de 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo, para fomentar a habitação de interesse popular e acelerar o atendimento à demanda habitacional em território paulista. Classificada como marco substancial de mudança na política habitacional em São Paulo, estabelece parcerias, capta recursos junto a governos, agentes financeiros e iniciativa privada e destina subsídios e microcréditos para viabilizar ou melhorar as condições de moradias para famílias de baixa renda, especialmente entre um e cinco salários mínimos.

Superintendência de Comunicação