Governador e secretário da Habitação entregam 40 casas em Onda Verde

16/07/2015

As casas, resultado de  um investimento de R$ 3 milhões, foram edificadas em parceria entre a CDHU e prefeitura

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira (15/7), ao lado do secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, 40 moradias que formam o Conjunto Habitacional Planalto Verde, em Onda Verde, na região de São José do Rio Preto. As unidades foram construídas pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, braço operacional da Secretaria.

Alckmin destacou o trabalho do Estado para atender a população de baixa renda nos pequenos municípios paulistas. “Nós somos o único Governo no Brasil que constrói casas em cidades com menos de 20 mil habitantes. Então, se não fosse a CDHU, essas famílias aqui não teriam casa própria", disse o governador.

As casas possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 43,5 m2 de área construída. Os imóveis contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, laje de forro em todo ambiente interno, estrutura metálica na cobertura, esquadrias em alumínio, muro de divisa entre os lotes e sistema de aquecedor solar para água do chuveiro, o que reduz até 30% o consumo de energia elétrica.

O Conjunto Habitacional Planalto Verde está sendo entregue com infraestrutura completa, com redes de esgoto e água e iluminação pública. As ruas estão pavimentadas e contam com paisagismo e passeio público ecológico (concreto e grama).

Uma das famílias contempladas é a de Jonas Mendes, um motorista da Usina Vale, casado há três anos. Ele contou que a primeira coisa que fará assim que se mudar será conversar com a esposa para terem o primeiro filho. “Deus preparou tudo isso para a gente. Estamos muito felizes”, falou.

A CDHU investiu R$ 3 milhões no empreendimento, que foi edificado em parceria com o município. A Companhia repassou os recursos financeiros para a prefeitura, que doou o terreno e administrou a obra. Com a entrega desse residencial, já são 423 moradias construídas pela CDHU em Onda Verde.

O secretário Rodrigo Garcia destacou o importante papel da CDHU. “O sonho das pessoas é a casa própria e hoje 40 famílias estão realizando esse sonho aqui em Onda Verde. O Governo Estadual cada vez mais diminui o déficit habitacional de São Paulo”, ressaltou.

As famílias beneficiadas foram sorteadas por meio de sorteio público e terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos desembolsará 15% dos rendimentos. Em Onda Verde, 90% das famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 118,20.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Região de Rio Preto

Em toda região de São José do Rio Preto, a CDHU entregou 40.884 unidades habitacionais. Mais 2.321 moradias estão em construção, resultado de um investimento de R$ 210,8 milhões. Outras 2.812 unidades, orçadas em R$ 234,3 milhões, estão programadas.

Na foto, o governador Geraldo Alckmin e o secretário Rodrigo Garcia, durante a entrega de moradias em Onda Verde

Confira mais fotos aqui.

Foto: Vinicius Fonseca